Volta as aulas de Elisée e Nebiê – A importância do Obreiro Autóctone

Dia 18 de outubro recomeçam as aulas no Senegal. Elisée e sua esposa Nebié precisam do nosso apoio para sua viagem de Burkina Faso ao Senegal. Eles precisam de R$ 2.500,00. Mas já conseguiram 750 reais.

Todo missionário deve conhecer seu papel e seus limites. Ao mesmo tempo temos que valorizar os servos do Senhor que são da própria cultura. Esses servos são chamados de autóctones ou de locais, ou ainda de nacionais.

Investir em treinamento de nacionais é fundamental para o sucesso do projeto!

A nossa visão na parceria do Instituto Bíblico Esperança (IBE) no Senegal e nosso novo trabalho em Angola são trabalhos missionários de estágio avançado. O Movimento Cristão Mundial Perspectivas aponta para 4 estágios desenvolvidos na tarefa missionária:  

1. Estágio pioneiro – Primeiro contato com um grupo de pessoas.

2. Estágio paterno – Os expatriados treinam a liderança nacional.

3. Estágio de parceria — Os líderes nacionais trabalham como iguais com os expatriados.

4. Estágio de Participação — Expatriados não são mais parceiros iguais, mas participam apenas por convite.[i]

Com os alunos do IBE, nós estamos no estágio 2, paterno. Sem nossos incentivos financeiros e presença missionária, o trabalho não pode ser completado com a qualidade que é necessário. Já em Angola, estamos no estágio 4, de participação. Fomos convidados para servir em uma área onde a igreja já estabelecida está necessitando.

Temos que valorizar os obreiros locais que colocam suas vidas à disposição do Senhor e aceitam o desafio de um treinamento de alto nível e que, ao mesmo tempo são pessoas com um caráter cristão aprovado e em transformação. Esse valor é potencializado pelo fato de que eles estão mais próximos culturalmente daqueles que queremos alcançar com o Evangelho.

Há de ressaltar que muito obreiros autóctones não tem uma visão e nem disposição para os não alcançados. O missionário Elisée Badolo reúne essas qualidades. Por isso temos apoiado e trazido a vocês a oportunidade de participar da restante da sua formação.

Dia 18 também estarei (Celso) ministrando as aulas em forma on-line para 7 novos alunos do 1º ano na formação desses futuros pastores e missionários.

Juntos pelo Evangelho,

Pr. Celso Fonseca


[i] Ralph Winter e Steven Hawthorne, Perspectivas sobre o Movimento Cristão Mundial: Guia para Leitor e Estudo – e-book. (Biblioteca William Carey. Edição do Kindle., [s.d.]).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima