Três Características Fundamentais em um Igreja

O apóstolo Paulo enviou Tito a Creta para que ele “pusesse em ordem as coisas restantes”, ou coisas que “faltavam” (comp Tt 1:5; 3:13)”.

Ainda que possamos afirmar que uma igreja local sempre terá coisas para melhorar, há algumas coisas fundamentais em uma igreja que não podem ser negligenciadas sob pena de essa igreja deixar de ser operante no reino de Deus. Se uma igreja é inoperante, ela pode ser reduzida a apenas um clube social ou a uma empresa lucrativa.

Penso que uma igreja não pode continuar sua vocação se ela apresentar as seguintes patologias:

  1. Falta de liderança qualificada;
  2. Falta de teologia bíblica e sólida;
  3. Divisões;

Qualquer uma dessas deficiências comprometerá o futuro dessa igreja no corpo de Cristo. Por isso esses três elementos estão na carta de Paulo a Tito.

Falta de Liderança. A primeira tarefa de Tito era constituir (ou ordenar) presbíteros e bispos que fossem qualificados para liderar. Tito ficaria em Creta por um tempo e depois partiria para outra tarefa. Esses líderes constituídos iriam permanecer apegados “firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.” Tito 1:9. E ainda no capítulo 1 Paulo contrasta o caráter que esses líderes deveriam ter com o comportamento dos homens da cultura local.

No capítulo 2 Paulo enfatiza o ensino para cada grupo, homens mais velhos, mulheres mais experientes, jovens e escravos (e cidadãos, 3:1). A doutrina é citada 4 vezes na carta, sendo 3 vezes no capítulo 2.

A ênfase de Paulo é de que o ensino da doutrina resulte na prática das boas obras. Por isso ele faz duas exposições teológicas da mensagem cristã baseando na graça e na bondade de Deus, nosso Salvador. Por isso as boas obras dos crentes cretenses vão “adornar”, “ornar”, “ser o ornamento” da doutrina (2:10).

Não é discutindo, mas é praticando que a igreja faz o seu papel e assim evita as divisões que poderiam arruinar a igreja do Senhor. “Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma primeira e uma segunda vez. Depois disso, rejeite-o.” (3:10)

Portanto, essas 3 coisas são essenciais em uma igreja de Deus: liderança, ensino, unidade.

Louvamos a Deus por ter visto a igreja de Pirajuí avançar nessas 3 áreas. Desde que o Celso assumiu a presidência da igreja em setembro de 2019 (e Deus sabia da pandemia que viria) não só a igreja superou essa prova como cresceu nessas 3 áreas. Entre os trabalhos na África e as idas ao Brasil, o Senhor edificou a sua igreja. Uma equipe pastoral foi reerguida, o ensino bíblico está sendo levado a sério pela maioria dos irmãos e há um crescente compromisso de unidade e propósito na missão.

Ao olhar para o 2º semestre de 2021 deparamo-nos com os seguintes desafios:

Equipe Pastoral da Igreja Batista Missionária na comunhão da Ceia do Senhor
  1. Renovar o sustento do projeto missionário que se defasou.
  2. Vencer as incertezas de mobilidade internacional.
  3. Considerar novas perspectivas ministeriais na África.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima