Reproduzindo Discipulado em Corinto

Essa história foi estudada no método da oralidade em São Tomé no dia 9 de outubro.

Ela fez parte do curso de plantação de igreja no método de Paulo no livro de Atos e também na estrutura dos 4 Campos (4 fields).

(Atos 18:1-11; 18-28)

Onde quer que Paulo fosse, ele chegava e procurava por pessoas preparadas por Deus, compartilhou o evangelho com elas, discipulou as pessoas, começou igrejas e treinou líderes, e continuou até o próximo lugar. Em Corinto, Paulo discipulou os seguidores de Jesus que ele conheceu lá. Foi assim que ele fez ….

Atos 18:1-3
Então Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto. Lá ele conheceu um seguidor de Jesus chamado Áquila, … com sua esposa, Priscila … Paulo viveu e trabalhou com eles, porque eles eram da mesma profissão de fazer tendas.
Atos 18:4-8
… Paulo foi a um lugar judeu de oração, tentando convencê-los de que Jesus era o Salvador Prometido. Mas quando eles se opuseram e o insultaram, Paulo sacudiu a poeira de suas roupas para mostrar-lhes que Deus estava zangado com eles e disse: “Seu sangue está sobre suas próprias cabeças – eu sou inocente. De agora em diante, irei falar com aqueles que não são da religião judaica”… Como Paulo compartilhou sobre Jesus, muitas pessoas em Corinto tornaram- se seguidores de Jesus e foram batizadas.
Atos 18:9-11
Certa noite, Jesus falou a Paulo em uma visão e disse: “Não tenha medo! Fala! Não fique em silêncio! Pois eu estou contigo e ninguém te atacará e te prejudicará, porque tenho muitas pessoas nesta cidade.” Assim, Paulo ficou lá por um ano e meio, ensinando a mensagem de Deus.
Atos 18:18-23
Mais tarde, Paulo, Priscila e Áquila viajaram para Éfeso e Paulo falou a mensagem de Deus. Priscila e Áquila ficaram em Éfeso enquanto Paulo continuou viajando para visitar e fortalecer os seguidores de Jesus.
Atos 18:24-26
Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, um orador eloquente que conhecia bem as Escrituras, havia chegado a Éfeso … Ele aprendera o caminho de Jesus, e ele ensinava a outros sobre Jesus com um espírito entusiástico e com precisão. No entanto, ele sabia apenas sobre o batismo de João. Quando Priscila e Áquila o ouviram pregando corajosamente no lugar de oração, eles o levaram de lado e explicaram o caminho de Deus com mais precisão.
Atos 18:27
Apolo estava pensando em ir a Corinto, e os seguidores de Jesus em Éfeso o encorajaram a ir. Eles escreveram aos seguidores de Jesus em Corinto, pedindo-lhes que o recebessem. Quando ele chegou lá, ele provou ser de grande benefício para aqueles que, pela graça de Deus, haviam se tornado crentes.
Romanos 16:3; 1 Coríntios 3:1-4; 2116:19; 2 Timóteo 4:19
Paulo e Apolo continuaram ministrando em várias partes da região. Mais tarde, Paulo escreveu uma carta para a igreja em Corinto. Ele avisou-os que não deviam ser arrogantes sobre quem seguiam. Ele disse a eles: “Apolo e eu somos apenas servos de Deus que os ajudaram a acreditar. Eu plantei a semente e Apolo a regou. Mas Deus é Aquele que fez crescer.” Paulo também manteve contato com seus amigos, Priscila e Áquila, e os cumprimentava sempre que escrevia cartas para sua área.
Paulo corajosamente proclamou o evangelho em Corinto. Ele também fortaleceu os seguidores de Jesus lá. Discipulou Priscila e Áquila, que discipularam Apolo. Paulo continuou a manter contato com aqueles que discipulou, mesmo quando ele passou para a próxima tarefa que Deus tinha para ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima