Como Jesus nos revelou o coração do Pai alcançando deliberadamente os gentios.

Quem eram os gentios que lemos nos Evangelhos? Basicamente eram os não-judeus e, para muitos judeus da época de Jesus, eram pessoas impuras, não iniciadas e que, portanto, não tinham muito valor.

Mas Jesus ouviu o pedido de um homem, gentio, militar, para curar o seu servo enfermo. Não por que ele tinha construído a sinagoga dos judeus (Lucas 7:4-5), mas por causa da sua fé e da misericórdia de Deus. Ia ficando evidente a verdade sobre o reino dos céus, ele é global e não apenas para os judeus (Mt 8:5-13). Mais ainda, Jesus mostraria o coração de Deus por todas as nações.

O que aconteceria se Jesus colocasse um dos seus discípulos a prova como fez com a mulher cananeia (Mt 15:21-28)? Essa mulher ouviu Jesus dizer palavras duríssimas sobre a preferência de Deus pelos judeus. Como Jesus viu a fé que ela tinha no coração? Quão humilde essa mulher era? Os discípulos estavam tentando entender a diferença entre o orgulho dos judeus e o ensino de Jesus sobre o lugar dos gentios no propósito de Deus.

Talvez essa lição sobre o Evangelho alcançando os gentios foi a mais dura para os apóstolos. Mesmo nos primeiros anos da Igreja, ainda nos dias de Pedro, eles resistiram ao movimento do Espírito de Deus (Atos 10).

Por que os apóstolos foram tão lentos para perceber o coração de Deus? Mesmo hoje, a maioria das pessoas da Igreja estão fechadas para as nações, os povos, os gentios. Por quê? Isso é por causa do nosso egoísmo que nos faz querer as bênçãos de Deus apenas para nós, nossa família e nosso povo.

Felizmente os apóstolos acabaram por entender que o propósito de Deus era alcançar todas as nações e fazer dos que viessem a crer um POVO para o seu NOME (At. 15:14).

 

Missões está realmente no CORAÇÃO de Deus!

 

Celso Fonseca

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *