Igreja Local, Impacto Global: Força Centrífuga

leite batendo
Muitas igrejas locais sofrem vários problemas por não entenderem a natureza da Igreja Cristã! Refiro-me aqui a problemas de brigas, divisão, frustração, abandono da congregação, etc.

Quando olhamos para o conceito de Igreja que Jesus e os apóstolos nos falaram e deram exemplo, deparamo-nos com sua natureza centrífuga.

Larry Pate destaca a diferença de natureza e chamado de Israel e da Igreja. Ambos tinham a mesma finalidade de testemunhar e anunciar o Nome do Senhor, mas de forma diferente. A missão de Israel era atrair as pessoas de outras nações à sua cultura que mostrava a santidade e a justiça de Deus. Sua missão era centrípeta. A Igreja foi estabelecida de forma diferente com uma natureza centrífuga. Ela foi chamada para ir às nações e testemunhar tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da Terra. Essa é sua natureza.

Pate diz que “nenhuma igreja local pode dar-se ao luxo de gastar as bênçãos de Deus consigo mesma como o fez Israel. Nenhuma igreja nacional, nem grupos étnicos de igrejas podem ser plenamente a igreja que Cristo veio edificar, a menos que se estendam mediante o esforço evangelístico de fazer discípulos além de suas próprias fronteiras.” [Larry PATE, Missiologia, Editora Vida, São Paulo, 1994, p.20]

Assim o plano de Deus é que o potencial que Ele dá a cada igreja local é de expandir Seu reino. É uma questão de obediência: “fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19).

Ele está dando todos os recursos, gente, sabedoria, fé, dinheiro, paz, saúde, tranquilidade para a sua igreja local. Esses recursos só podem ser usados para que a igreja se fortaleça a si mesma se for para, a partir daí, expandir-se!

Para Don Richardson (O Fator Melquisedeque), a igreja local de Jerusalém não soube aplicar tanto seu potencial no propósito de Deus quanto a igreja local de Antioquia o soube. Como diz o trocadilho, a igreja não cumpriu o Atos 1:8, Deus fez acontecer o Atos 8:1. Quer dizer que Deus fará que cristãos se espalhem, de uma forma ou de outra, para cumprir Seu propósito entre as nações. Mas a igreja local que é sábia fará isso de forma obediente. E, se ela obedecer, colherá muitos frutos bons dessa missão. Missionários vão e voltam para enriquecer a igreja com seu testemunho dos desafios, milagres e amor por almas. Que riqueza maior uma igreja local pode esperar?

Celio Gran Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima