Como a igreja enviadora ganha na relação com o missionário

 

O missionário é o elo entre a igreja local e obra escatológica¹ de Deus no mundo.
Muita gente pensa que o missionário precisa da igreja enviadora por causa do sustento, e é verdade. Porém essa visão da relação pode ser errada se não enxergar o outro lado da relação que a igreja também ganha . Não que a motivação da igreja deva ser de ganhar algo para si, pois assim ela deixaria de ser cristã. Mas é importante saber o que as Escrituras revelam nessa relação para que a igreja possa desfrutar das bênção oferecidas pelo Espírito Santo quando ela está comprometida com o missionário enviado ou apoiado por ela.
A carta do missionário Paulo ao filipenses nos mostra como essa relação é abençoadora na vida da igreja.
Primeiramente, a própria existência da carta apostólica se deve a essa relação pois é uma carta de agradecimento das ofertas missionárias enviadas. A carta de Paulo aos filipenses foi escrita em meio ao sofrimento e a alegria do serviço dos crentes ao Senhor Jesus Cristo.
Se tomarmos apenas os versos 10 a 20 do capítulo 4, veremos quantas coisas boas são produzidas para a igreja de Filipos por conta dessa partilha no ministério do missionário Paulo.
A alegria do apóstolo;
o exemplo do apóstolo;
fazer parte da missão de Deus no mundo todo;
o crédito na conta da igreja;
o prazer de Deus;
a promessa de ter as necessidades supridas.
Filipenses 4:10-20. Segue o texto:
1. A alegria do apóstolo
“Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.
2. O exemplo do apóstolo
Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura.
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação,
seja bem alimentado, seja com fome,
tendo muito, ou passando necessidade.

Tudo posso naquele que me fortalece.

3. Fazer parte da missão de Deus no mundo
Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade.
4. O crédito na conta da igreja
Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês.
5. O prazer de Deus
Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. São uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.
6. A promessa de ter as necessidades supridas
O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém.”
Seguem meus comentários:
A alegria do apóstolo.
É importante notar que a alegria de Paulo não está na oferta, mas sim na relação com a igreja dos filipenses. Não é apenas o dinheiro que importa. A oferta financeira é fruto dessa relação de apoio, de encorajamento, de união, de amizade e companheirismo.
O exemplo do apóstolo.
Uma palavra que se repete várias vezes no trecho da carta é: necessidade. Paulo é alguém que abre mão de conforto e privilégios e paga um preço chegando a experimentar necessidades por causa do Evangelho. Este exemplo é importante para a igreja porque a igreja de Filipos era uma igreja desprovida de recursos financeiros e tinham necessidades a serem supridas. Para as igreja que são ricas, o exemplo do apóstolo é relevante porque nós vivemos num mundo cheio de necessitados e a igreja tem ao mesmo tempo uma missão no mundo.
Como o pastor da igreja pode encorajar os crentes a dar para a igreja se a igreja não dá para a missão no mundo através das suas convenções? Se a igreja local se permite de gastar tudo o que entra em seu gazofilácio, como poderão os crentes disciplinar suas vidas pessoais? Que exemplo darão os líderes da igreja quando poupam todo o dinheiro que sobra depois de pagar as contas locais? O pecado do homem louco em Lucas 12:13-21 foi de guardar tudo o que possuía, v.18, entesourar para si mesmo, v.21 e não ser rico para com Deus.
Fazer parte da missão de Deus no mundo todo.
Como a igreja local pode obedecer o mandamento divino de fazer discípulos de todas as nações? Eu não conheço outra maneira senão pelo engajamento na obra missionária enviando recursos humanos e financeiros. Como eu disse no começo desse artigo, é na missão que a igreja cumpre o seu papel escatológico. É importante entender que o Reino de Deus é maior do que a igreja, embora a igreja tem função fundamental na continuidade da missão de Jesus Cristo no mundo. Como disse Lesslie Newbigin:
“Anunciar a iminência do Reino, anunciar que o reinado de justiça de Deus está prestes a invadir o mundo, é necessariamente estar em rota de colisão com os poderes atualmente reinantes. Mas esse golpe do reinado de Deus não assume a forma de um movimento político de sucesso para remover os poderes reinantes e substituí-los por governantes que executarão fielmente a justiça de Deus. Toma a forma de uma derrota vergonhosa e humilhante, a qual, no entanto, no caso da ressurreição, é interpretada como testemunhas escolhidas como a vitória decisiva do Reino de Deus. Ele reina do madeiro. Assim, como diz o apóstolo, os principados e potestades foram desmascarados e suas pretensões à sabedoria demonstraram ser falsas; eles foram desarmados, mas não foram destruídos. Eles ainda existem e ainda têm uma função, mas que é autorizada e, portanto, limitada pela justiça de Deus manifestada em Jesus… Qual é, então, a sua relação com a missão da igreja no mundo? Não quietismo. Não submissão passiva à regra da injustiça e ganância e hipocrisia. O ministério terreno de Jesus é a refutação suficiente de tal conclusão. Ou deveria ser – pois deve ser confessado que a igreja freqüentemente pregou o quietismo, nos tempos em que os membros da Igreja estavam nas sedes do poder.”²
Portanto, a igreja deixa de ser igreja quando ela não faz parte da obra missionária no mundo. Ela perde a sua função. Torna-se uma testemunha traidora.
O crédito na conta da igreja.
“Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito.” Fl.4:17. Segundo John MacArthur a palavra grega para “fruto” pode ser traduzida também para “lucro”. A expressão “aumente na vossa conta”. De fato, os filipenses mantinham um tesouro no céu (Mt.6:20). O dom que eles ofereciam a Paulo eram creditados na conta deles em um banco espiritual e produzia dividendos eternos. (Pv.11:24-25; 19:17; Lc.6:38; 2Co.9:6; Lc.16:9)
O prazer de Deus.
Sua igreja busca agradar a quem? Se queremos agradar a Deus é através de oferta de aroma suave e sacrifício aceitável e agradável a Deus. Eu gosto muito desse texto da Palavra de Deus em como Paulo expõe o que é louvor a Deus de uma maneira prática. A igreja que está direcionada a agradar a Deus gozará de uma saúde espiritual robusta. A teologia da missão é o antídoto da teologia da prosperidade. Igrejas que não fazem missão tendem a se tornar egoístas.
A promessa de ter as necessidades supridas.
Dentro desse mesmo texto, Paulo diz que teve necessidades mais de uma vez. Isso faz parte da vida do crente em Jesus Cristo. A promessa feita aos filipenses é de que Deus irá suprir a todas as necessidades. Eu gosto da palavra TODAS porque me dá a ideia de integralidade na missão. Os desafios da missão estão ligados a necessidade, tanto do missionário como da igreja. Se Deus não supriu é porque não era uma necessidade. As nossas necessidades começam com ter que comer, vestir, viajar, se comunicar, etc. A igreja ou o missionário que usa os recursos do reino de maneira errada, com supérfluos, não poderá ver as verdadeiras necessidades supridas.
Deixe que a Palavra de Deus te inspire na obra missionária com o exemplo da relação de Paulo com essa igreja amada. Ao ler atentamente toda a carta você verá como essa relação era íntima, apesar de distante e verá todo o amor e a cumplicidade daqueles irmãos no serviço do Senhor.
Que o Espírito de Deus nos inspire. Shalom!
Pr. Celso Fonseca

 

Notas:

  1. (Gr: schatos = último; e não de gr: skôr = excremento)
  2. Traduzido por mim do Artigo em The Kingdom of God in the Life of the World de Lesslie Newbigin. Winter, Ralph; Hawthorne, Steven. Perspectives on the World Christian Movement: Reader and Study Guide – eBook (Locais do Kindle 8368-8369). William Carey Library. Edição do Kindle.

 

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