Projeto de Inclusão Digital


norte do senegal
O acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) está relacionado com os direitos básicos de liberdade e de expressão. É por esse motivo que se torna necessário que as TIC’s se tornem ferramentas contributivas ao desenvolvimento social, econômico, cultural e intelectual.

O analfabetismo digital a que estão submetidas atualmente as famílias africanas, é um importante fator de exclusão social. A inclusão digital dos cidadãos menos favorecidos, como agricultores e pescadores, possibilita melhorar a qualidade de vida e, conseqüentemente, a inserção social, na medida em que proporciona acesso ao conhecimento e a informações necessários para ampliar as oportunidades das pessoas.

A África representa 14% da população mundial, mas tem apenas 2% de pessoas conectadas à Internet e menos de 2% dos registros de domínio na rede mundial de computadores. “Temos a síndrome dos 2% na Àfrica”, lamentou Mouhammet Diop, CEO da empresa Next.sn, do Senegal e consultor do Banco Mundial, ao proferir palestra no 2º Fórum de Governança da Internet, realizado no Rio de Janeiro.

Metas

  • Ampliar as possibilidades de comunicação da comunidade.
  • Capacitar jovens para o mercado de trabalho.
  • Aumentar o nível de alfabetização.

Objetivos

  • Implantar uma escola de informática com 20 alunos.
  • Implantar um telecentro em uma sala de 24 m² com 5 computadores.
  • Treinar 5 pessoas da comunidade para professores
  • Implantar um programa de alfabetização na língua francesa, tanto para alunos que queiram ingressar no curso de informática como para os que queiram aprimorar seu conhecimento da língua para otimizar seu uso do computador.

Se quiser mais informações do projeto entre em contato conosco: contato@missaoafrica.net

1 comment for “Projeto de Inclusão Digital

  1. Júlia Santana
    12 de outubro de 2015 at 16:28

    Fico feliz quando fico sabendo desses projetos. Internet é vida e conhecimento. Todos deveriam ter acesso. Li uma matéria legal a respeito: http://www.psafe.com/blog/facebook-levara-internet-via-satelite-para-regioes-da-africa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *