10 Percepções erradas sobre os missionários

imageEm nome dos meus irmãos e irmãs missionários, peço para você ler essa mensagem.

Vou postar aqui algo sobre as percepções erradas que se tem sobre eles e que eles lamentam.

“Somos santos.” Eles não são, eles mesmo me disseram. Eles são pessoas normais obedecendo ao chamado de Deus para trabalhar transculturalmente. Eles lutam contra o pecado. Suas famílias tem discussões. Seus filhos lhes deixam loucos algumas vezes. Missionários não são heróis (mesmo se algumas vezes gostam de serem chamados assim).

“Todos nós vivemos em uma cabana na África.” Missionários vivem no mundo inteiro, muitos em mega cidades onde vivem milhões de pessoas.

“Quando vão ao Brasil, estão em casa.” O lar dos missionários é onde eles vivem. O lugar onde moram e as pessoas a quem eles querem alcançar se tornaram parte deles. Vir ao Brasil pode até mesmo ser estressante. Eu sempre vou lembrar de um missionário que me ligou do supermercado porque estava transtornado com o grande número de opções de cereais para comprar.

“Nós entendemos a cultura brasileira.” Esta percepção errada tem haver com a anterior. As igrejas são muito mais elaboradas, os supermercados são muito mais “super” e suas casas podem ser muito maior daquela onde eles vivem. Muitas vezes eles não conhecem os novos cânticos nem as últimas ilustrações dos sermões. O reverso do choque cultural é real para eles.

“Sua viagem missionária de curto prazo é uma grande bênção para eles.” Pode ser, mas nem sempre. Se a sua equipe não trabalha com o missionário desde o começo – ou se você ignora o missionário do local e segue seus próprios planos, você poderá tornar sua vida muito mais difícil. Pergunte ao missionário como você pode ajudá-lo ao invés de falar sobre os seus planos.

“Nossa vida é apenas uma viagem missionária de curto prazo.” Um missionário colocou isso nos seguintes termos: “Em uma missão de curto prazo você apenas tem de fazer seu ministério de sol a sol. Você não precisa negociar com um proprietário, nem lutar para comprar o mantimentos e cozinhar, nem cuidar da educação dos seus filhos ou enfrentar longas filas para pagar contas de R$ 10,00. Viver no exterior requer um grande esforço.

“Nós somos aprendizes natos de línguas.” Este não é o caso. Aprender um idioma é difícil e mesmo àqueles que já conhecem bem a língua podem enfrentar dificuldades. Alguns missionários nunca chegam a dominar bem a língua do grupo com quem querem compartilhar o Evangelho. Os aprendizes de língua precisam das nossas orações.

“Evangelismo é fácil para nós.” Não somente é difícil levar uma conversação para o Evangelho, como também, para o missionário, isso deve ser feito em outra língua. Mesmo esses crentes que vão para os confins da terra lutam para conseguir envolver as pessoas com o Evangelho.

“Todos nós fizemos voto de pobreza.” Nada disso. Eles estão servindo a Deus, mas nós precisamos tratá-los com dignidade dando um bom salário. De fato, alguns missionários vivem em lugares onde o custo de vida é muito alto.

“Estamos sempre vivendo um avivamento.” Muitos ainda estão à espera de que alguém, entre o grupo que trabalham, comece seguir a Jesus. Alguns lutam para conseguir ter ânimo no dia à dia. Missionários não vivem sempre no topo do monte.

Fonte: http://chucklawless.com/2016/02/misperceptions-about-missionaries-part-1/

Tradução: Celso Fonseca

2 comments for “10 Percepções erradas sobre os missionários

  1. Mateus Costa
    8 de março de 2016 at 18:29

    Muito bem colocado e esclarecedor… Muita gente tem idéias e impressões erradas sobre missionários… Gostei muito do artigo!

  2. 3 de dezembro de 2016 at 5:28

    ERRADO PENSAR QUE:
    O Missionário sabe tudo, Come de tudo, Dorme em qualquer lugar!
    O Missionário, é uma pessoa, homem ou mulher, com todos, como todas as pessoas! Com sonhos, Desejos, Sentimentos, Vontades…Humano…A Diferença;
    É, o Chamado de Deus para anúnciar as “Boas Novas de Salvação” ao Mundo.
    O Missionário deixa pra segundo plano; Familias, Amigos,
    Cidade, Sua Igreja Local, Sim ele Vai…Porque ele acredita no seu chamado! Ele
    vai, para onde Deus esta Enviando…Para um lugar, Cidade, País…outra Cultura…Outros Costumes… Mas ele vai…Confiando no Senhor que o Chamou!
    É, errado pensar que para o Missionário, “Qualquer coisa serve…ele é servo de Deus, Embaixador dos Céus, “Mensageiro das Boas Novas”!
    Vamos Orar Pelos Missionários; não importa quem ele é, e nem onde ele está!!!
    Vamos Fazer a Nossa parte! “Orando, Contribuindo…Vamos Juntos com o Missionário…”Uns vão, outros seguram as Cordas, e com muito AMOR!!!
    Abrace esta causa…Ame esta causa…Ore por esta causa…Contribua…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *